No entanto, existem várias ramificações do curso de Pedagogia, como a área hospitalar, por exemplo.
Decidimos então, realizar o nosso trabalho da P3 - Tecnologia da Aprendizagem, fazendo uma pesquisa sobre Pedagogia Hospitalar.
Mesmo estando em um hospital, a criança não deixa de ser criança; entendendo que ela pensa, aprende e se desenvolve constantemente e que isso é um processo natural do ser humano, este não deve ser interrompido por uma hospitalização. O Estatuto da Criança e do Adolescente faz referencia a isto quando afirma que “o direito à educação ultrapassa os muros escolares” cabendo aos profissionais envolvidos buscar alternativas.
O acompanhamento pedagógico hospitalar vem contribuir neste processo, oportunizando à criança continuar interagindo socialmente, comunicando-se com o mundo através do brincar, do pensar e do criar, e com isso auxiliando-a na recuperação de sua saúde. Exercitar o ser criança, é transformar o humor e resgatar a vida!!
O Hospital pode fazer uma parceria com alguma escola para que os alunos venham a interagir.
Neste caso, os alunos da escola de Garopaba, SC, escreveram cartas para as crianças hospitalizadas e estas responderam à todas.
Pode ser organizadas entrevistas com palhaços (Agentes do Riso), contação de histórias, filmes e brincadeiras diversas.
Pode ser trabalhado com os alunos hospitalizados questões sobre o meio ambiente, pátria, folclore, etc, ou seja, todos os temas abordados num curso em sala de aula pode e deve ser trabalhado com as crianças que estão no hospital.
Imagens, Fonte: http://pedagogiahospitalarhijg.blogspot.com.br/
Alunas: Daniela Tatiane dos Santos
Erivane de Alencar Moreno
Paula Oliveira dos Santos
Parabéns meninas pela pesquisa, ficou ótima, pude entender melhor sobre a pedagogia hospitalar, e vendo as imagens, clareou ainda mais minhas dúvidas, pois é de muita importância esse assunto no momento, principalmente na matéria do Olavo.
ResponderExcluir