terça-feira, 11 de novembro de 2014

Filme: Os estagiários

Trabalho:  Erivane de Alencar Moreno

Um filme de: Shawn Levy com: Owen Wilson : Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson)


Se o título do filme fosse “Recomeçar”, ao invés de “Os estagiários”, para mim teria a mesma conotação.


O filme mostra dois amigos quarentões, os quais eram vendedores de relógios, e vendiam muito bem, mas com o avanço da tecnologia eles não se atualizaram e ficaram para trás, perdendo espaço no mercado de trabalho. Resistentes, eles não acreditam em novas tendências de mercado, como no momento em que o ex-chefe diz que ninguém mais usa relógio e pergunta as horas para a secretária, também uma quarentona, e ela automaticamente pega o celular para ver a hora.

Uma frase dura foi quando o ex-chefe diz que assim como os relógios, a dupla também está obsoleta. Diz ainda que eles são ótimos vendedores, mas que não passam de soldados são jurássicos! Não acredito que o avanço da tecnologia é capaz de substituir cem por cento da capacidade de relações humanas, ao ponto de achar que uma pessoa está acabada profissionalmente por não saber utilizá-la.

Billy não fez faculdade e acha que toda a sua geração foi passada para trás, porém, certo dia tomou coragem e procurou emprego no Google como estagiário. Imagino o quanto foi difícil tomar esta decisão, uma vez que ele tinha vivência de mercado e uma grande experiência profissional. Para quem um dia teve prestígio e foi um ótimo vendedor, recomeçar como estagiário é como se ele estivesse se rebaixando. Mas ele teve um espírito empreendedor e acreditou, saiu da sua zona de conforto e decidiu recomeçar.

Chegou então o dia da entrevista, a qual era feita online. Billy diz a Nick: “Agora se faz entrevista pela internet”.

A vaga de estágio é só para universitários e eles se inscreveram numa instituição on line. A dupla se diz esperta e acham que podem driblar todas as dificuldades enrolando-as com um bom papo. Antes de serem contratados, um dos membros da comissão do Google diz que eles tem mais anos de experiência profissional do que os estagiários tem de vida. Embora vejamos hoje em dia muitas pessoas formadas, pós-graduadas, com diversos títulos e falando várias línguas, estas não tem o direito de agir como se fossem os detentores do saber, pois nem sempre a formação está aliada à experiência.

No momento da formação dos grupos, no Google, os chamados geeks os ignoraram, devido à idade. Isso infelizmente é muito cruel porque todos irão envelhecer. Muitas vezes, passamos a vida toda vestindo a camisa de uma empresa, nos doando em prol de uma carreira e aos 40 somos descartados como se fôssemos nada e automaticamente substituídos por jovens cada vez mais ambiciosos, com valores diferentes e outras perspectivas de trabalho. É como se tudo o que tivéssemos aprendido não servisse para nada.

Após a formação dos grupos, percebe-se uma preocupação dos membros do grupo de Billy e Nick em não conseguirem passar nas provas. Nick então tenta acalmá-los, dizendo que eles têm uma vida inteira pela frente, porém, um deles diz: “Sabe o que é ter 21 anos? Um quarto dos jovens não consegue emprego. Yo.Yo Santos completa: “ Mamãe diz que pode se esforçar, ir para a escola certa, mas nada é garantido. “É a vida.” Isso acontece porque para garantir um emprego não basta só estudar em boas Universidades, de entender a parte teórica; é necessário também ter uma boa relação interpessoal, de habilidades únicas em solucionar problemas, de criar, de persistir e de trabalhar em equipe, ou seja, a humanização e a arte de se correlacionar ajuda muito para que uma pessoa se torne um grande profissional.

Não podemos generalizar, porém, existem muitos jovens inseguros, coagidos pelos pais e pela sociedade a se destacarem e serem os melhores no que fazem. No entanto, se tornam pessoas infelizes, pois são constantemente pressionadas e tem que provar alguma coisa para alguém a todo o momento: se passou no vestibular da melhor instituição, se trabalham no maior grupo empresarial, se conseguiram o melhor cargo, etc., e isto tudo tem que acontecer o mais cedo possível, ou seja, quanto mais cedo o jovem for bem sucedido, melhor avaliado ele será pelas pessoas.  Hoje em dia vejo muitas famílias criando os seus filhos exatamente desta forma: são crianças com 7 anos de idade estudando na melhor escola do bairro, fazendo curso de uma língua estrangeira, praticando esporte, estudando música, enfim, tudo isso para que os seus filhos sejam os melhores em algum desses segmentos, mas se esquecem do lado afetivo, como brincar, conversar, observar o por do sol e ensinar os verdadeiros valores da vida, como superar os medos, não desanimar por causa dos obstáculos e torná-los fortes para encarar os percalços da vida. E foi em um desses momentos de descontração, observando o amanhecer após uma noite de farra que o grupo teve uma grande ideia e criaram um aplicativo de teste para fazer antes de mandar mensagem, e-mail ou telefonar bêbado para alguém. A ideia foi tão boa que o aplicativo teve dez vezes mais dowloands do que qualquer outro e eles venceram o desafio.

É difícil encontrar um ponto de equilibro entre adquirir experiência de vida no dia a dia ou ter sempre que estar se reciclando para manter-se atualizado e Billy, que sempre achou que conseguia enrolar as pessoas pela habilidade de ter um bom papo, acabou entendendo que também necessitava da parte técnica e acabou por passar noites estudando para aprender HTML, CSS bem como outros programas necessários para a execução de seu futuro trabalho.

Um dos pontos altos do filme foi quando no final, cada grupo teria que convencer um comerciante a ter uma página do seu estabelecimento no Google para divulgar com amplitude o seu negócio. Neste momento, os mais jovens tentaram, mas não conseguiram convencer o dono de uma das pizzarias mais famosa no bairro. Foi nessa hora em que os quarentões entraram em ação, pois eles sabiam o que era o medo de não dar certo e mais uma vez a arte de se relacionar e mostrar humanização falou mais alto, sendo que com esses argumentos eles convenceram o empresário. Com um peso enorme nesta prova, por ser um dos comércios mais tradicionais da região, eles finalmente vencem o desafio e foram contratados pelo Google.

Isto nos mostra que sozinha, a tecnologia não é capaz de se vender por si própria nem de alavancar negócios.  Prova disto é que os gestores de hoje são líderes por natureza, pessoas que sabem administrar problemas e pessoas, caso o contrário, teríamos uma máquina presidindo uma empresa, mas nada substitui uma pessoa. O atual mercado de trabalho tem tratado as pessoas como máquinas, avaliando números, mas nem sempre isso trará resultados positivos. De outro lado, devido à falta de humanização em todos os setores, as pessoas estão se tornando desumanas e passando a avaliar e tratar as demais com a mesma falta de humanidade com que são tratados pelas organizações.  Entretanto, a dupla deu um show no que tange ao trabalho em equipe, administração de problemas, persistência e relações humanas, mostrando que em qualquer fase da vida ou em qualquer circunstância é sempre possível recomeçar.





Perguntas:



1.  Você acha que a tecnologia substitui uma pessoa?

2. Se você faz faculdade e entende de tecnologia, porque nem sempre alcança o sucesso profissional?

3.  Na meia idade, você acha que mais vale ficar acomodado e segurar o que se tem na mão, ou a pessoa tem que ousar a arriscar em busca de algo novo?

4. É possível realizar um bom trabalho visando ideias e valores de todos os membros de um grupo ou um projeto é melhor trabalhado se houver alguém liderando esta equipe?

5. Nos dias de hoje, qual seria o jovem ideal para ocupar um cargo de gerência numa grande empresa?




Nenhum comentário:

Postar um comentário